quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Módulo 16- Estatística aplicada à Educação



         Iniciamos a nossa aula com uma oração, em seguida com um vídeo de motivação, em seguida a coordenadora Eunice falou sobre a importância do curso parabenizou a turma falou sobre a desistência de alguns, sobre as barreiras e dificuldades que existem em nossas vidas.
                  Logo após assistimos uma palestra com a psicopedagoga Aparecida Pires Guiroto sobre auto estima e motivação, ela falou sobre objetivos e metas e encerrou a palestra com a dinâmica do chapéu.
                 Em seguida vimos sobre a história da estatística, que a estatística foi cunhada por Gotefried Anchenwall em meados do século XVIII.
                 Vimos que a estatística passou por quatro fases para o seu desenvolvimento. A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
                 Estudamos sobre os conceitos matemáticos. Razões e proporções, chamamos de razão a uma maneira de comparar quantidades. Por exemplo, se um determinado conjunto A possui 10 elementos e outro conjunto B possui 5 elementos podemos comparar esses conjuntos. Sempre que tivermos razões semelhantes é preferível usar a mais simples a qual em matemática chamamos de razão irredutível.
                 As grandezas e medidas, em uma medida deve sempre aparecer o numero acompanhado da unidade de medida usada: 5 palmos, 10 cm. Duas grandezas são ditas diretamente proporcionais quando o aumento do valor de uma leva ao aumento do valor da outra e são inversamente proporcionais quando ao contrario o aumento de uma leva a diminuição de outra. Para resolvermos problemas envolvendo grandezas direta ou inversamente proporcionais, recorremos à regra de três. Falamos sobre porcentagem, coeficientes, taxas e índices.
                 Os coeficientes são razões entre o numero de ocorrências e o numero total numero total numero de ocorrências e número de não ocorrências.
                 Também vimos sobre o sistema de coordenadas cartesianas, arredondamento, variáveis, tabelas e gráficos. Estatística descritiva e estatística indutiva ou inferencial e variável.
                 Gráficos, gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no publico em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápidos à compreensão que as series. Os principais tipos de gráficos são: diagramas, cartogramas e pictogramas.
                 Estudamos também sobre a distribuição de frequência e medidas de resumo, falamos sobre os níveis de medidas, medidas de tendência central, media aritmética.   



Maria Madalena Pierin
Profuncionário
Aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

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