Iniciamos a nossa aula com uma
oração, em seguida com um vídeo de motivação, em seguida a coordenadora Eunice
falou sobre a importância do curso parabenizou a turma falou sobre a
desistência de alguns, sobre as barreiras e dificuldades que existem em nossas
vidas.
Logo após assistimos uma palestra com a
psicopedagoga Aparecida Pires Guiroto sobre auto estima e motivação, ela falou
sobre objetivos e metas e encerrou a palestra com a dinâmica do chapéu.
Em seguida vimos
sobre a história da estatística, que a estatística foi cunhada por Gotefried
Anchenwall em meados do século XVIII.
Vimos que a
estatística passou por quatro fases para o seu desenvolvimento. A estatística é
uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta,
organização, descrição, analise e interpretação de dados e para a utilização
dos mesmos na tomada de decisões.
Estudamos sobre os
conceitos matemáticos. Razões e proporções, chamamos de razão a uma maneira de
comparar quantidades. Por exemplo, se um determinado conjunto A possui 10
elementos e outro conjunto B possui 5 elementos podemos comparar esses
conjuntos. Sempre que tivermos razões semelhantes é preferível usar a mais
simples a qual em matemática chamamos de razão irredutível.
As grandezas e
medidas, em uma medida deve sempre aparecer o numero acompanhado da unidade de
medida usada: 5 palmos, 10 cm. Duas grandezas são ditas diretamente
proporcionais quando o aumento do valor de uma leva ao aumento do valor da
outra e são inversamente proporcionais quando ao contrario o aumento de uma
leva a diminuição de outra. Para resolvermos problemas envolvendo grandezas
direta ou inversamente proporcionais, recorremos à regra de três. Falamos sobre
porcentagem, coeficientes, taxas e índices.
Os coeficientes
são razões entre o numero de ocorrências e o numero total numero total numero
de ocorrências e número de não ocorrências.
Também vimos sobre
o sistema de coordenadas cartesianas, arredondamento, variáveis, tabelas e
gráficos. Estatística descritiva e estatística indutiva ou inferencial e
variável.
Gráficos, gráfico estatístico
é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de
produzir, no investigador ou no publico em geral, uma impressão mais rápida e
viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápidos à compreensão
que as series. Os principais tipos de gráficos são: diagramas, cartogramas e
pictogramas.
Estudamos também
sobre a distribuição de frequência e medidas de resumo, falamos sobre os níveis
de medidas, medidas de tendência central, media aritmética.
Maria Madalena Pierin
Profuncionário
Aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar
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