quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Módulo 14 - Contabilidade na Escola



    Iniciamos nossa aula com uma linda canção e um vídeo, sonhe o que você quiser sonhar, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparece. Em seguida fomos confeccionar uma Mandala, logo após tivemos uma palestra com dois bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar, Vidas alheias e riquezas a salvar, falando sobre alguns acidentes e como podemos ajudar. Logo após assistimos um vídeo sobre Tributos, falamos sobre a Contabilidade Comercial onde na empresa a preocupação dos seus donos ou sócios é o aumento do patrimônio. Na Contabilidade Pública eles visam à boa gestão. No Direito Financeiro é incontestável para o estudo da Contabilidade Pública. Falamos no Orçamento Público que é nele que se materializa o objetivo do plano governamental, ajustado as receitas. Vimos a respeito das fontes de recursos da educação, vimos sobre as três formas de tributos, que é o imposto, a taxa e a contribuição de melhorias. Vimos sobre a elaboração do Orçamento da União, discutimos também sobre o Plano Plurianual que é uma lei que foi intituida pela Lei nº 10.933, de 11 de agosto de 2004, que define o planejamento das ações do Governo por região e por um período de quatro anos. Falamos sobre o FUNDEB que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Vimos como deve ser a utilização dos recursos do Fundeb. Vimos também sobre o Censo Escolar qual a sua função e utilidade. Fizemos uma dinâmica para montar um quebra-cabeça com a musica O caderno - Padre Fabio de Melo:
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Sofrer também nas provas bimestrais
Junto a você
Serei sempre seu confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer ?
Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.   (Aristóteles)



Maria Madalena Pierin
Profuncionário
Aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário