quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Módulo 11: Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola



          Hoje começamos nossa aula com a história do milho pipoca, que nos levou a uma breve reflexão se na vida somos pipoca ou piruá?  Neste módulo vimos porque é importante entender o processo da Gestão da Educação. Vimos que tanto na Constituição Federal, quanto a LDB, falam em ensino público e não em escolas publicas. Portanto, se entendemos que o ensino público é sinônimo de escola pública, então a gestão democrática esta mesmo restrita a escola publica. No entanto as escolas, como os sistemas de ensino, isto é as redes e Secretarias de Educação. Falamos da educação como direito. Direito ou mercadoria? Qual a função social da escola. Níveis e modalidades de ensino. A educação é um direito de todo o cidadão. Sendo assim é estabelecida obrigações para a família e o estado, o dever de oferecer e garantir a educação a todos. Falamos sobre a função social da escola. Sobre os níveis e modalidades de ensino e de como esta organizada a educação escolar no Brasil, que organiza em dois níveis, educação básica e educação superior. Falamos sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) que esta em vigência desde 2001. Ele estabelece uma série de objetivos e metas para a melhoria da educação brasileira, que deverão ser cumpridas no prazo de dez anos. Fizemos uma dinâmica com pintura de formas geométrica e formar uma figura. Uma dinâmica de uma reflexão e cada um representou o que entendeu da reflexão.



Maria Madalena Pierin
Profuncionário
Aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar

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