Hoje começamos
nossa aula com a história do milho pipoca, que nos levou a uma breve reflexão
se na vida somos pipoca ou piruá? Neste
módulo vimos porque é importante entender o processo da Gestão da Educação.
Vimos que tanto na Constituição Federal, quanto a LDB, falam em ensino público
e não em escolas publicas. Portanto, se entendemos que o ensino público é
sinônimo de escola pública, então a gestão democrática esta mesmo restrita a
escola publica. No entanto as escolas, como os sistemas de ensino, isto é as
redes e Secretarias de Educação. Falamos da educação como direito. Direito ou
mercadoria? Qual a função social da escola. Níveis e modalidades de ensino. A
educação é um direito de todo o cidadão. Sendo assim é estabelecida obrigações
para a família e o estado, o dever de oferecer e garantir a educação a todos.
Falamos sobre a função social da escola. Sobre os níveis e modalidades de
ensino e de como esta organizada a educação escolar no Brasil, que organiza em
dois níveis, educação básica e educação superior. Falamos sobre o Plano
Nacional de Educação (PNE) que esta em vigência desde 2001. Ele estabelece uma
série de objetivos e metas para a melhoria da educação brasileira, que deverão
ser cumpridas no prazo de dez anos. Fizemos uma dinâmica com pintura de formas
geométrica e formar uma figura. Uma dinâmica de uma reflexão e cada um
representou o que entendeu da reflexão.
Maria Madalena Pierin
Profuncionário
Aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar
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