terça-feira, 25 de junho de 2013

Conclusão do Bloco I





Ao chegar ao final do primeiro bloco, tivemos a oportunidade de trocar experiências, adquirir novos conhecimentos, aprimorar os velhos conhecimentos e mudar um pouco a nossa forma de agir e pensar. Neste primeiro bloco tivemos nove módulos com os mais variados temas.
No primeiro módulo vimos sobre Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores. Entendemos que todos nos funcionários nos tornamos educadores mesmo sem ser um docente passando seus valores morais e culturais de como ser um bom cidadão e corrigindo.
No segundo modulo vimos sobre Educadores e Educando: Tempos históricos, aqui entendemos um pouco de como os tempos vem evoluindo e como funcionava e quais foram os seus processos de construção ao longo do tempo como foram à construção da sua identidade pessoal e profissional.
No terceiro modulo vimos sobre Homem, Pensamento e Cultura, entendemos como podemos construir uma escola, como ela funciona, quais são as normas que  a regem. Vimos como foi à evolução com o passar do tempo, falamos por que nos sentimos humanos, que estamos em um mundo cheio de diferenças sociais, culturais, morais e que para vivermos em comunidade, temos que aprender a respeitar o próximo e a nos mesmos. Segundo Platão a linguagem pode ser um remédio e veneno ao mesmo tempo, verdade muitas vezes podemos dizer algo que tire a dor de alguém ou causar dor também, aprendemos que ela pode ser verbal, formal, informal ou por sinais. Descobrimos qual o significado do trabalho para cada um de nós.
No quarto módulo vimos sobre, Relações Interpessoais. Neste módulo vimos sobre como a psicologia tem ajudado no cotidiano das pessoas e na escola também. Falamos sobre a relação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, quais as vantagens e as desvantagens. Vimos sobre as três tendências teóricas mais importantes da psicologia que é o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanalise. Vimos que o ser humano vive em constante mudança e também sobre a influência que a mídia exerce nas escolas.
No quinto modulo vimos sobre, Educação, Sociedade e Trabalho. Neste modulo vimos como as coisas aconteceram no século XIX, como foi à chegada das máquinas nas indústrias, como aconteceu a Revolução Industrial e que quase tudo se explicava pela religião. E que os trabalhadores eram explorados com jornadas  de trabalho desumana.
No sexto módulo vimos sobre, Gestão da Educação Escolar. Neste módulo vimos que uma das metas da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer novas conquistas e não simplesmente repetir as ações e atitudes de gerações antigas. A segunda meta da educação é formar mentes que tenha condições de criticar, reivindicar e não aceitar tudo que lhe é imposto.
No sétimo módulo vimos sobre Informática Básica. Neste módulo vimos como evoluímos com o passar dos tempos, desde o primeiro computador, o primeiro telefone, a primeira calculadora, o primeiro celular entre outros aparelhos eletrônicos  e de como tudo isto facilita a vida do ser humano.
No oitavo módulo vimos sobre Produção Textual. Neste módulo vimos como nos comunicamos e como podemos melhorar esta comunicação, vimos à evolução e a descoberta da escrita com o passar do tempo, como era a comunicação antes da escrita através das pinturas rupestres nas pedras. Aprendemos um pouco sobre clareza, coerência, qualidades do texto, precisão e concisão, criatividade, coesão, a eficácia de um texto, solicitações, requerimento, memorando, circular, correio eletrônico, ata, relatório através desta aula aprimoramos nossos conhecimentos e aprendizagem.
No nono modulo vimos sobre Direitos Básicos do Cidadão. Aqui obtivemos conhecimentos dos direitos básicos, vimos que a burocracia é a organização do trabalho, vimos o organograma à hierarquia das normas, falamos sobre a Constituição Brasileira de 1934, que a dignidade é relativa de uma pessoa para outra, falamos sobre as dimensões do direito. Quais são os direitos fundamentais, reserva do possível, ou seja, o mínimo para a existência, Direito e Garantias Fundamentais, características dos direitos fundamentais como historicidade, universalidade, limitabilidade, concorrência e irrenunciabilidade. Somos todos seres humanos com direitos e deveres e que temos garantido alguns direitos e que devemos ir à busca e não esperar por ele.



Maria Madalena Pierin
Profuncionário
Aluna do Curso Técnico em Secretaria Escolar


Nenhum comentário:

Postar um comentário